Estação Butiá  

 

Diário de observações      05

 

NOVEMBRO 2005 - generalidades

Esta temporada teve um regime de chuvas muito intenso, e sem muito calor.

Há bem uns 2 meses que chove muito, agora o tempo começa a firmar e o calor vem chegando.

Um produtor de mel informou que a safra de mel está atrasada este ano, o mel já deveria ter sido colhido e ainda não foi.

Seja pela umidade, seja pela diminuição do rebanho na propriedade, o fato é que o pasto está alto e bastante sujo, tem muito pé de tanchagem ,que é uma planta medicinal antiinflamatória, em todo o capim ao redor da sede. Também nesta temporada próximo aos lagos e praticamente em toda área arborizada o assédio dos pequenos mosquitos borrachudos tornou-se intenso e as vezes insuportável. Nos últimos anos mesmo no verão não foi registrado este tipo de incômodo.

Durante a noite não houve presença de muitos besouros pretos em torno das lâmpadas elétricas, nem mesmo muitas mariposas, alguns pernilongos e uns outros tipos de besouros se fizeram presentes nas noites mais quentes.

 

 

 

 

12/11/05 PRIMAVERA:

 

CORUJAS:  As 2 corujas remanescentes permanecem ao redor do tronco que lhes dá guarida, estão gordas e a plumagem do peito de uma delas está bastantes clara , numa tonalidade bege.

 

PICA-PAUS: 3 pica-paus brancos estão nas imediações do lago2, eles são maiores que os coloridos.

 

CURICÁCAS : somente seu som característico é ouvido na área F .

 

13/11/05 :

 

Tempo estável, com algumas nuvens e uma brisa fria que torna o clima muito ameno e aprazível.

Área 02 : No pasto alto, muitas abelhas colhem pólem de minúsculas florezinhas roxas rasteiras.

Um gavião circula nas térmicas ao redor da sede.

 

MAÇARICO:  

Durante a tarde para nossa alegria constatamos novamente a presença do tal frango d'água que alguém me diz que é conhecido pelo nome de maçarico, então ele é o famoso maçarico.

Ele fica nas margens do lago2 e até hoje só foi encontrado um elemento, ele não havia sido avistado há bastante tempo.

                

 

PARA MAIS FOTOS DO MAÇARICO VÁ NA SEÇÃO FOTOS

OU CLIQUE AQUI

 

MARRECOS : Nesta mesma ocasião 2 marrecos alçam vôo das margens do lago, estes serão difíceis de fotografar a média distância.

 

- Nesta estação o alarido de pássaros pequenos volta a se intensificar, tem mais sabiás, bem te vis, os tesoureiros voltam a caçar insetos sobre os dois lagos, e canárinhos circulam próximo a cede, também andorinhas tem ninho no telhado da casa.

 

Neste dia também são avistados 2 pica-paus grandes amarelos nas árvores ao redor da casa.

 

CURICÁCAS : Desta vez conseguimos ótimas fotos das curicácas que estranhamente permitiram a aproximação como nunca  aconteceu antes. A qualidade das fotos confirmam o fato ( fotos sempre em baixa resolução 640x480 para serem portáveis para internet discada) 

Lembrando sempre que as fotos são de animais  silvestres, tiradas in situ, com câmera digital comum com zoom ótico de somente 3x e zoom digital de 10 vezes, então falar em qualidade das fotos é muitíssimo relativo, para as condições e o equipamento  supra citadas as imagens como as de baixo podem ser consideradas um valioso troféu.

 

 

clique aqui para mais fotos

 

14/11/05 :

 

Este dia foi muito quente e ensolarado.

 

SOCÓ : Pela manhã nas árvores próximo a estrada e a lavoura A , são encontrados os pássaros tipo patões de plumagem cinza azul e peito amarelo pálido, então me afirmaram que aqueles são mesmo os chamados SOCÓS, o que é estranho é que  foi assegurado que o bico deles não é de gansos ou aves do tipo, ?, algo a ser esclarecido pois a visão binocular pareceu mostrar bicos como de ganso ou algo assim.

 

LEBRE : 

Na lavoura separada que fica no outro lado da estrada, adjacente a LAVOURA B, foi avistada e restreada um lebre, avistada várias vezes, grande e muito ligeira. O terreno bastantes ensolarado estava muito seco para podermos fotografar pegadas recentes.

 

CHUPIM DO BANHADO : 

Entre as lavouras A e B tem um charco em que agora estão plantados 3 mil pés de pinus illiotis, nesta área avistamos belos pássaros de tamanho médio  a pequeno, tem asas e costas de um preto brilhante e peito amarelo forte intenso, são chamados de chupins do banhado.

2 elementos que parecem nidificar na área.

 

Os chupins do banhado

 

GRALHA AZUL : 

No fim deste dias somos brindados com a presença marcante de 3 gralhas azuis !

São muito inquietas, ligeiras, difíceis de fotografar, não para no lugar.

São muito bonitas, com uma cor azul intenso e brilhante, o tamanho é médio para grande, talvez uns 20cm de altura.

 

OUTROS ANIMAIS :

 

4 filhotes de andorinha caem do ninho no telhado da sede, lamentável acontecimento.

Um cobra jararaca foi morta junto a sede.

 

*(As fotos da FLORA e da FAUNA desta temporada podem ser 

encontradas na seção de fotos, FAUNA 3  e FLORA 3. )

 

 

ÍNDICE DA ESTAÇÃO BUTIÁ

 

INÍCIO DO SITE