Estação Butiá  

 

Diário de observações      06

 

DEZEMBRO 2005 - generalidades

Ao contrário de novembro que teve muita chuva e não tanto calor, nesta temporada o clima esteve muito quente, e quase nada de chuva. Não obstante nestes últimos dias, sempre que se aproxima o crepúsculo, um vento muito frio sopra vindo de leste, então de noite a temperatura no campo tem caído bastante.

 

 

 

25/12/05 VERÃO:

 

Corujas no seu local habitual no cepo do campo 1 , sempre as duas.

Papagaios : um bandinho de 3 componentes circula na área, como sempre muito rápídos, não ficando mais que poucos segundos num mesmo cume de árvore.

 

Entre a ponte e a sede

GAVIÕES : Um bando de meia dúzia de grandes gaviões alçam vôo do chão. São bem encorpados e bonitos.

Ao anoitecer uma cena insólita : um gavião enorme é perseguido em pleno vôo por dois diminutos passarinhos, eles voam atrás dele e dão investidas nas costas do rapinante, enquanto este tenta escapar em vôo rasante, logo chegam mais dois pequenos para atacar, o gavião pousa num galho alto, os pequenos se espalham e pousam próximos a ele, depois investem novamente contra o predador, este voa e um dos passarinhos da a impressão de que chega a pousar nas costas do gavião, isto em pleno vôo, ele bica as costas do gavião.

 

O gavião tem uma cor laranja intenso na base do bico, o bico e forte e aquilino, a cabeça é branca, o animal tem um porte imponente e agressivo, a cor nas costas é marrom prateado, as vezes parecendo preto, e tem manchas brancas nas pontas dorsais das asas.

 

Gavião carancho

 

Curicácas : somente sons de curicácas ao longe

 

26/12/05 :

 

Dia nublado e vento frio já pela manhã, no fim do dia cai uma chuva e o anoitecer recebe um vento gelado e o céu limpa completamente até perto das 22:00hs

 

11:00hs : Observatório - do local pode-se ver bem te vis nas corujas e por ali também tem 3 gaviões, pelo jeito esta será a temporada deles.

No lago2 tem 4 bem-te-vis , normalmente a área próxima ao lago 2 sempre tem bemtevis e pica-paus brancos. 

Tesoureiros : nesta época sempre tem um par de tesoureiros mergulhando nos lagos e por perto 

Gavião : um gavião tenta predar algo no chão e é perseguido por passarinhos novamente, desta vez da para ver que um dos pássaros é um bem-te-vi

Curicácas: meia dúzia delas passam voando alto no céu.

 

tesoureiro                            e pica-paus brancos

 

Ao entardecer uns 40 passarinhos pequenos levantam do chão acima do cepo das corujas e voam para um pinheiro, vão em pequenos bandos e depois voam para a mata do rio.

 

27/12/05:

 

Na área dos lagos continuam circulando os pica-paus brancos.

Os gaviões são chamados de caranchos e continuam a circular pela área das corujas.

As corujas não tem aparecido nos últimos dias.

Tem pombas carijós abaixo do lago 2, um par ou perto disto, nada de grandes bandos.

vento frio no fim do dia novamente.

 

28/12/05 :

 

Os tesoureiros estão ativos e tem uma multidão de canários e passarinhos pequenos no local das corujas, ficam sentados no chão e nos fios de cerca. As 2 corujas estão na área.

Desta vez nada de SOCÓ, MAÇARICO , ou CURICÁCAS.

 

LEBRE: Entre a lavoura E e D e a área 07 foi avistada uma lebre, bem grande de tom castanho acinzentado, foi possível encontrar seus rastros, segui-la e encontrá-la novamente. Na mesma expedição pegadas de gamos foram encontradas na mesma área, e também entre a lavoura A e B e a estrada pública.

 

    

fracamente perceptíveis no chão arenoso as pegadas da lebre

 

pegadas de gamos : a esquerda no cume do morro na área da lebre e a direita próximo a estrada...

 

A peculiaridade destes dias foi  vento frio soprando forte do leste, especialmente hoje.

Hoje no fim do dia 6 a 8 pássaros grandes com penachos voavam e guinchavam próximo a sede , acho que eram um bando de rabos-de-gato.

 

rabo-de-gato

 

GRALHA AMARELA :No comedouro instalado junto a varanda da sede, além dos habituais canários amarelos e marrons, tem vindo sempre no fim do dia um pássaro diferente, peculiar, que denominaram GRALHA AMARELA. 

               

GRALHA AMARELA

Neste dia a noite o céu esteve incrivelmente limpo e a temperatura fria.

Nesta estação teve muitas mariposas atraídas pela luz, e besouros dourados, os besouros grandes pretos quase não apareceram

 

 

 

                                                  canarinho azulado

 

-Também um dia destes foi avistado uma espécie de canarinho com tom azulado

 

MAIS FOTOS DESTA TEMPORADA NAS FOTOS DA FAUNA PÁGINA 04

 

ÍNDICE DA ESTAÇÃO BUTIÁ

 

INÍCIO DO SITE